Carlos Boechat
Psicologia Sexologia
Sobre Mim
Carlos Boechat Psicólogo Sexólogo
Blog
Tese de Mestrado
Fotos
CV
Galeria de imagens
MENOPAUSA

 "Tenho 50 anos, já entrei na menopausa e nos últimos meses tenho achado o sexo sem graça, nada me excita. Sinto-me fria e meu namorado já percebeu isso. Adoro sexo e estou com medo de perder o parceiro que é até mais importante que a relação sexual."

 

Após a entrada na menopausa as mulheres relatam uma diminuição do desejo e prazer sexual. Isso é devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. O uso de reposição hormonal tem dado bons resultados principalmente quando é prescrito uma dosagem maior de testosterona (hormônio masculino) na fórmula do remédio.

Por outro lado, tem a questão emocional. Em nossa cultura o desejo sexual está vincula do à reprodução. Embora nas últimas décadas o discurso e o racional das mulheres digam ao contrário, muitas carregam esse "mandato" de forma inconsciente e dessa forma tendem a diminuir o interesse sexual porque "passou da hora", "to ficando velha" . Outra questão é que nessa faixa etária o corpo vai ficando mais flácido, com depósitos de gorduras um pouco mais acentuados e por mais que se faça ginástica nem sempre os resultados são o que elas esperam, assim, ficam inibidas na nudez, trava sua sensualidade,  evitam posições sexuais que realçam o que considera defeito, enfim, deixa de estar a vontade e inteira na hora do sexo. Lembre-se! Seu parceiro escolheu estar com você, com sua idade, já viu seu corpo na praia, sem roupa e continua contigo, logo os medos do envelhecimento é seu e não dele.

O "remédio" para isso é ter alimentação adequada, exercícios físicos frequentes e... insistir em fazer muito sexo. Se a lubrificação está dificultada utilize gel lubrificante para facilitar, se a excitação está lenta, aumente a intensidade das caricias. Utilize vibradores com ou sem seu parceiro, explique a ele que você precisa de mais estimulação, que o problema não está com ele e que você está passando por uma fase e como tal passageira, convide-o a utilizar mais fantasias e jogos sexuais. Façam um passeio a uma loja de Sex Shop e deixem a imaginação pulsar, se algo agradar ótimo, senão valeu o passeio. Não é necessário a utilização de objetos, mas há ocasiões que não fazem mal algum.

Se o seu parceiro tem a mesma faixa etária, ele também passa por diminuições de seu tesão e também precisa de estímulos adicionais. De uma forma mais amena que as mulheres, os homens também tem diminuição na sua taxa de hormônio influenciando sua sexualidade, felizmente temos remédios potencializadores da ereção que nos auxiliam, o que ainda não existe para as mulheres.

Dançar, rir, fazer coisas alegres e estimulantes, lazer com desafios a dois fora do sexo dão um up  interessante além de estimular produções de neurotransmissores e hormônios necessários a um bom desempenho sexual.

Compartilhe com seu parceiro suas inquietações, suas necessidades, mas sinceramente, evite falar de defeitos em seu corpo. Incrível, mas há homens que não percebem esses detalhes e quando a estimulados a ver podem realmente desenvolver alguma reação negativa. Defeitos não precisam ser apontados, metas e desejos sim.

 

<< Voltar Criar novo comentário
0 Total de itens
Criar novo comentário
Nome*
Assunto*
Comentário*
Por favor digite o código da imagem a seguir*
Recarregar imagem

Sobre MimCarlos Boechat Psicólogo SexólogoBlogTese de MestradoFotosCVGaleria de imagens