Carlos Boechat
Psicologia Sexologia
Sobre Mim
Carlos Boechat Psicólogo Sexólogo
Blog
Tese de Mestrado
Fotos
CV
Galeria de imagens
FANTASIAS BISSEXUAIS

FANTASIAS BISSEXUAIS

Li na internet que todas as pessoas, em essência são bissexuais isso é verdade?  Não sinto isso em mim.

A bissexualidade, assim como a homo e a heterossexualidade são dimensões do desejo sexual humano. Cada ser expressa seu desejo de forma distinta e tem seus objetos amorosos dentro dessas e de outras categorias.

Sigmund Freud neurologista vienense e criador da psicanálise fez a afirmação sobre a bissexualidade como essência humana. Não sou grande conhecedor da idéia de Freud, mas o que acredito que ele quis dizer é que gostar de homem ou de mulher ou de ambos, independente do sexo de cada um é uma possibilidade humana. Não quer dizer que uma pessoa heterossexual pode vir a gostar do mesmo sexo ou de ambos em algum momento de sua vida. Se isso acontecer (porque acontece!), é sinal que o desejo pelo mesmo sexo já existia e a pessoa não tinha a consciência dele ou coragem para aceitá-lo.

Com as mudanças culturais e sociais a expressão de afeto e carinho entre os homens tem-se tornado mais aceitas e isso perturba alguns homens que ainda presos aos conceitos tradicionais de afastamento de afeto entre iguais, temem ser enquadrados na classe bissexual por ter um "brother" mais íntimo ou mesmo ser abraçado por um homem em uma situação de dor emocional.

Tenho acompanhado um aumento na divulgação da bissexualidade entre mulheres. Escuto isso na academia de ginástica que frequento além de relatos de mulheres em consultório. Esses relatos trazem a idéia de mulheres que se encontram para o prazer sem compromisso, por estarem cansadas das cantadas e carícias tradicionais dos homens, por quererem um sexo diferente uma vez que a prática sexual com o homem tem se tornado rotineira e sem mudanças e por último, mas não menos frequente, uma forma de experimentar e trair sem a problemática de perdas afetivas ou casamentos, uma vez que o sigilo é total nesses casos. Sinceramente, duvido se esses relatos são verídicos ou apenas desculpas para encobrir desejos sexuais não permitidos. Ainda temos muita repressão, preconceitos sobre qualquer diferença da maioria, necessitando de justificativas para diminuir culpas e sentimentos conflitantes. Vivemos em uma sociedade que todos que têm que ser iguais e ao mesmo tempo diferentes e isso gera fortes angustias.

Diferente do homossexual, o bissexual não tem um grupo que possa pertencer para sentir-se aceito, protegido e compartilhar sentimentos e fazeres e isso o coloca em uma situação muito delicada socialmente. Não é aceito pelo grupo dos homossexuais por ser considerado um falso e não assumido e pelos grupos dos heterossexuais por ser um desviante da conduta dita normal. Imaginem a dor deste Ser Humano em não ter com quem compartilhar, até buscar psicoterapia é difícil para essas pessoas.

Cecília Meirelles tem uma frase que diz: " ...No mundo dos que se reduzem a homens é um escândalo a passagem do herói..."

Em tempo: devemos desenvolver um pensar crítico sobre as coisas que lemos na internet, nem sempre o texto é do autor que assina. Nem sempre a idéia completa é postada.

 

 

<< Voltar Criar novo comentário
0 Total de itens
Criar novo comentário
Nome*
Assunto*
Comentário*
Por favor digite o código da imagem a seguir*
Recarregar imagem

Sobre MimCarlos Boechat Psicólogo SexólogoBlogTese de MestradoFotosCVGaleria de imagens