Carlos Boechat
Psicologia Sexologia
Sobre Mim
Carlos Boechat Psicólogo Sexólogo
Blog
Tese de Mestrado
Fotos
CV
Galeria de imagens
MUDANÇAS DE DESEJOS

Mudanças de desejos

Sempre tive uma boa relação sexual com meu marido, depois da gravidez não fazemos mais sexo. Ele diz que engordei, embora não me veja assim e admito que não sinta mais desejo por ele. Somos bons amigos, mas não sinto tesão. Por que após a gravidez aconteceu isso?

Vários fatores podem diminuir o desejo sexual em um casamento, tais como: a rotina, mudanças corporais, falta de tempo, de admiração, problemas hormonais e outros desejos. Nossa leitora relata vários deles por isso não podemos dizer com precisão o que esteja acontecendo.

Quando a mulher engravida, alguns homens sentem receio da prática sexual por temer tocar o feto com o pênis e machucá-lo (puro mito), a  grávida às vezes tem enjôo, cansaço e não se interessa por sexo uma vez que vive para o  seu momento. Tende a não se enfeitar, esquece das necessidades sexuais do marido uma vez que ela não as tem. Dessa forma há um pequeno afastamento na relação conjugal. Se as bases dessa relação são sólidas, o amor profundo é uma fase que passa, principalmente quando ele engravida junto, ou seja, curte a barriga, interessa pelos assuntos que cercam o casal. Contudo quando há pendências na relação é comum o homem que se sente abandonado buscar outras parcerias para o sexo ou mesmo para ter uma atenção especial. Explica mas não justifica!  Em face desse afastamento as diferenças tendem a aumentar e os defeitos serem mais observados, enfim, perde-se a magia do amor, do respeito. Quando isso ocorre necessário que o par busque ajuda na terapia conjugal, em grupos de casais que discutem esse tema, ou até mesmo uma outra pessoa mais amiga e experiente para que possam terem um olhar de fora do calor das discussões.

O marido precisa entender que esse momento da gravidez e do primeiro ano de vida da criança tende a ser tenso para a mulher. Inexperiência da maternidade, mudanças corporais, inseguranças, conflito emocional por ter que se separar do bebe para o trabalho, enfim um turbilhão de emoções que interferem no desejo e práticas sexuais.

A esposa precisa entender que, se o marido não engravidou junto, ele não consegue entender sua prioridade, sente-se enciumado por não ter a atenção devida. Carente de sexo, de atenção, de importância. Tudo isso mexe com a virilidade e sua vaidade.  Penso que a esposa mesmo sem interesse em sexo genital, poderia sugerir algumas brincadeiras sexuais que o façam ter prazer e, além disso, tentar, várias vezes, explicar o que se passa nesse momento só seu.

As mulheres tendem a achar que os homens conseguem entender facilmente esse processo como se fosse natural para eles. Não o é! Há homens que não conseguem entender nada disso, pensando que é “frescura”, abandono e chatices femininas.

Outra questão comum na prática clínica é a mulher que, inconscientemente, casou para ser mãe e após ter atingido seu alvo desinteressa pelo casamento fazendo o possível para o homem distanciar e separar. Assim, ela sai de vítima e com seu filho nos braços.

Não posso esquecer também dos fatores hormonais que, em algumas mulheres, interferem em seus desejos sexuais. Há mulheres que não sentem desejos durante a gravidez, outras durante as amamentações e outras exatamente ao contrario, têm um fogo sexual como nunca. É somos seres plurais!

<< Voltar Criar novo comentário
0 Total de itens
Criar novo comentário
Nome*
Assunto*
Comentário*
Por favor digite o código da imagem a seguir*
Recarregar imagem

Sobre MimCarlos Boechat Psicólogo SexólogoBlogTese de MestradoFotosCVGaleria de imagens